Imagem negativa de Janja salta de 40% para 58% em três meses, aponta pesquisa AtlasIntel/Bloomberg

Primeira-dama tem avaliação pior do que a da presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, que é vista de modo desfavorável por 52% dos entrevistados.

A primeira-dama Janja no Palácio do Planalto — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, enfrenta uma queda na popularidade nos últimos meses, segundo levantamento AtlasIntel/Bloomberg divulgado nesta terça-feira. Se, em outubro do ano passado, a mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha uma imagem negativa para 40% e positiva para 48% dos entrevistados, em janeiro de 2025 os dois índices saltaram para 58% e 32%, respectivamente. Outros 10% não souberam responder na pesquisa mais recente.

Segundo a pesquisa, o desempenho de Janja é pior do que o de Lula, que soma 51% de imagem negativa. Há três meses, em outubro, eram 46% os que enxargam o presidente do mesmo modo.

Ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro também teve o nome avaliado na pesquisa. Enquanto 52% a veem de forma negativa, outros 42% responderam ter uma imagem positiva da mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao contrário do caso de Janja, a avaliação negativa da ex-primeira-dama é inferior à do marido, Bolsonaro (57%).

Janja foi alvo de ataques no mês passado após críticas pela falta de transparência sobre seus compromissos no Palácio do Planalto. Como mostrou a coluna de Malu Gaspar no GLOBO, o governo tem escondido dados de interesse público sobre as agendas da primeira-dama.

Ela também foi alvo do bolsonarismo por ofender o dono do X, o bilionário Elon Musk, durante participação em um painel do G20 Social, em novembro. A primeira-dama o xingou usando a expressão em inglês "fuck you".

Ela discursava sobre o combate à desinformação e a necessidade de regulamentação das plataformas digitais. O bilionário, que assumiu um cargo no governo do presidente norte-americano Donald Trump, compartilhou o vídeo com a fala de Janja que havia sido publicado pelo deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL), e o respondeu: "Eles vão perder a próxima eleição".

A TV WEB NA SUA MÃO!

Comentários