A história secreta da bruxaria

O que nós sabemos sobre as bruxas? Ou bruxos? Conhecemos bem aquela imagem da mulher com poderes mágicos e feitiços, com um chapéu pontudo, uma vassoura e um gato preto. Por trás desse estereótipo, no entanto, existe uma história sombria de tortura e perseguição.

© GETTY IMAGES

Muito do que achamos que sabemos sobre bruxaria vem dos séculos 16 e 17 na Europa - especialmente o trabalho do caçador de bruxas e bruxos Matthew Hopkins. Suas ações levaram à morte de cerca de cem pessoas e ainda ecoam sobre a realidade atual.

Nos séculos 16 e 17, os europeus viviam naquilo que historiadores chamam de "um universo mágico", em que o mundo material e suas instituições eram muitas vezes influenciados pela crença em Deus e no Diabo.

A vida na Inglaterra da época era muito difícil. As pessoas estavam frequentemente passando fome, indignadas e temerosas. A maioria vivia em pequenas comunidades rurais - e o país viu sua população mais que dobrar entre 1530 e 1630. Havia ainda surtos de doenças e eventos climáticos ligados à "pequena era do gelo" pela qual passava a região, e que com frequência levava as colheitas ao fracasso.

Acontecimentos ruins do cotidiano podiam ser interpretados como punição de Deus, puro azar ou reflexos de atos de bruxaria. Havia uma disseminada crença de que bruxos e bruxas eram capazes de causar tempestades, destruir rebanhos, levar pessoas à loucura ou mesmo matá-las.

Com informações BBC News Brasil.

TV POVÃO, A TV WEB NA SUA MÃO!

Comentários